Institucional

Quem somos

No Brasil, a grande maioria das associações de juristas se define por critério espacial: congregam especialistas de determinado ramo do direito, confinados em âmbito municipal, estadual, regional ou nacional. Partindo da “transdisciplinaridade”, outra é a premissa encampada por nossa associação.

A Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro) – entidade de âmbito nacional –acresce aí basicamente dois critérios materiais: propõe-se a 1) combater o hiperpublicismo processual, que tem alçado o juiz a um – excessivo – protagonismo, e 2) renovar a metodologia dogmático-processual a partir de recentes conquistas filosóficas, mormente nas áreas da lógica, epistemologia, hermenêutica e linguagem.

É bem verdade que essas duas causas fundamentais – funcionalmente conjugadas – já são abraçadas por processualistas filiados a outras entidades.

No entanto, o objetivo da ABDPro é servir como lente ampliadora dessas ideias, pois entende ser essa a melhor forma de torná-las mais férteis num ambiente que se alastra de hipertrofia judicial e anemia filosófica. Para tanto, a Associação Brasileira de Direito Processual não se restringe a um ramo específico do Direito – o direito processual constitui um locus privilegiado ao debate sendo o elo dentre os tantos estudiosos que integram nossos quadros, mas a complexidade do fenômeno jurídico não se concilia a estudos restritos a ele; tampouco se limita a uma matriz disciplinar, pois não permite que o cientificismo asfixie a crítica filosófica, tão cara e indispensável ao Direito e, pois, ao Direito Processual.

Nesse sentido, não concorre com as demais associações, senão que surge como subconjunto destacado de todos elas.Isso não implica pré-exclusão de juristas com opiniões diferentes: são bem-vindos todos os que queiram dialogar – posto que discordantemente – com nossas ideias. Acreditando na riqueza dos debates, propomo-nos a fomentá-los por meio de eventos e publicações, tendo o direito processual como fio condutor.

Oficialmente, os trabalhos da ABDPro tiveram início em 2016, sendo possível destacar dois marcos fundamentais: i) o “Simpósio de Direito Processual Civil”, evento de lançamento da ABDPro, realizado em Ribeirão Preto, nos dias 16 e 17 de março, na sede da 12ª Subseção da OAB/SP; ii) a edição nº 93 (jan./mar.), da Revista Brasileira de Direito Processual (RBDPro), comemorativa do nascimento de nossa associação, veiculando artigos de alguns de seus prestigiados membros.

Nossa gratidão a todos os que – de maneira direita ou indireta – têm apoiado esse projeto.
Ao fim e ao cabo, ele é apenas mais um humilde contributo à luta pela elevação da ciência processual pátria.

 

Presidente – Eduardo José da Fonseca Costa (2016-2018)